...
Letters and words
Lettres et mots
Cartas, letras e palavras
Caro leitor,
As letras, palavras, cartas, que se seguirão nos meses e anos futuros (whisful thinking!), surgem com um único propósito: libertá-las, na esperança que alguém as apanhe e se sirva delas.
Serão letras, palavras, cartas que refletem as minhas impressões sobre a vida, no geral, e sobre aquilo que me inspira. Nelas verá refletido o meu amor pela literatura, pelo cinema e pelo teatro, o gosto pela fotografia, a paixão incondicional pela viagem (seja ela física, emocional, intelectual, sensorial ou onírica), e o meu "witty sense of humour". Posso acreditar que tenho um, não posso?
As letras, palavras, cartas que lerá (whisful thinking!) surgirão sem aviso prévio, sem encontro marcado, sem continuidade regrada. Algumas palavras poderão nem sempre surgir na língua materna, o português. Irá, caro leitor, por certo, encontrar muitas expressões em inglês (fruto do meu trabalho), em francês, espanhol e italiano, consequência do meu amor pelas línguas. Prometo que surgirão sempre “a propos” e nunca forçadas.
Não pretendendo entrar em contradição com o que fora escrito no primeiro parágrafo, escrevo estas letras, palavras, cartas, para si, Caro leitor, aliás mantendo-me fiel a toda a minha escrita. Escrevi sempre para si, para ti, o meu primeiro leitor. O mais crítico, o mais conhecedor, o mais inquisidor: eu própria. Afinal, todo o escritor é um leitor.
My task ... is to make you hear, to make you feel—
and, above all, to make you see.
That is all, and it is everything.
—Joseph Conrad