Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letters and words

Letters and words

A verdade importa?

Caro Leitor,

Uma pessoa surpreende-se por tamanha generosidade, por tamanha disponibilidade, pelo feito realizado e fica contente. Mas depois vem a desilusão.

Quando vi anunciado na televisão que alguém tinha feito um filme cujas receitas revertiam inteiramente para uma causa tão nobre como a luta contra o cancro pensei "Uau, como é que nunca ninguém pensou nisto. Como? Vou ver este filme". Fiquei contente com a ação e contente em poder ajudar com o valor do bilhete. Mas depois veio a desilusão. 

A verdade é que o filme é mesmo muito mau e nada o salva desta criíica severa, nem mesmo a última parte. No final do filme. Mesmo depois do filme acabar. Quando aparece a figura de Paul Newman como um dos grandes "healers" (curandeiros) deste mundo e nos apercebemos de tudo o que ele, como outras pessoas têm feito para "curar" as crianças que sofrem com esta enfermidade. O guião é mau - em algumas partes absurdo - e a atuação das personagens não ajuda. A comédia que anunciavam não surge na minha opinião. Não me ri. E há muitos filmes parvos em que me rio. 

No final do filme percebi a generosidade e a disponibilidade de todas as pessoas que se envolveram no projeto. Muitos dos atores ou são amadores, ou atores de filmes televisivos, ou simplesmente maus mesmo. Os atores conhecidos não conseguem brilhar num texto de qualidade dúbia - nem a Dama Judy Dench conseguiria tal milagre. E o ator principal não é lá muito bom. É claro que já vi atores com papeis muito maus darem a volta. Não sou fã de Gerard Butler mas quem o viu na personagem de Drácula há muitos anos atrás apostaria a sua própria vida que o futuro dele estaria na venda de amaciadores para a roupa, ou outra coisa qualquer, menos no cinema.

Por isso, se ainda quer contribuir para esta causa, vá. Mas considere-se avisado. É um filme do qual se lembrará mas pelas piores razões - e essa é a verdade ( a minha, pelo menos).

P.S. Talvez agora tenha percebido a opção seguida na tradução em nada literal do título original. 

O título original HEALER (curandeiro) passa a ser O QUE DE VERDADE IMPORTA no nosso país. O QUE DE VERDADE IMPORTA é que o dinheiro vai ajudar muito a luta contra o cancro em vários países e na verdade o filme não faz mal a ninguém. Talvez seja essa a mensagem. Talvez seja essa a verdade que importa.

oquedeverdadeimporta_1-750x380.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.