Abadias, capelas e Glasgow
Caro Leitor,
Acordámos cedo. Esperava-nos uma viagem até ao aeroporto para levantar o carro, nosso fiel companheiro de viagem nos próximos dias.
Depois dirigimos até Rosslyn Chapel a 15 km de Edimburgo e 20 km do aeroporto. Tornada famosa pela escrita de Dan Brown e ainda mais famosa e popular pelo filme baseado na sua obra que segue as aventuras do professor Langdon na busca do Santo Graal.
Não são permitidas fotos lá dentro o que é uma pena pois é uma capela deslumbrante. É inacreditável como esteve tanto tempo abandonada à sua própria sorte até que Tom Hanks lhe deu vida, injetando todos os anos centenas de milhares de visitantes a um lugar que outrora recebia centenas de visitantes anualmente, com muita sorte.
Eu diria que não necessita de comprar bilhete online antecipadamente - poderá ter que esperar alguns minutos na gift shop, mas pode aproveitar esses minutos para se aquecer ou se refrescar com uma bebida quente ou fresca e dar uma vista de olhos às souvenirs. Precisará de 1h30 para a visita - os time slots são mesmo desta duração -, apesar de puder deambular pela capela e descobri-la a seu bel-prazer surgirá um momento em que um dos guias lhe contará a fantástica história do (re)nascimento da capela, que demorará (infelizmente) apenas uns 20/30 minutos. Esteja atento ao guia se percebe inglês (e às piadas) mas se não percebe sente-se e descanse e observe-o - ele irá apontar para lugares interessantes que prenderão o seu olhar. A capela é lindíssima por fora, mas por dentro a brancura inusitada e o trabalho em cada parede, em cada coluna, o simbolismo por detrás de cada pedra talhada, a surpresa ao virar de cada recanto, deixá-lo-ão como um desenho animado quando se encontra deveras surpreendido. Não ficará arrependido com o custo do bilhete (£9,50). Vale mesmo a pena, sendo ou não fã de Dan Brown.
Aqui fica o site com bastante informação para fazer as suas delícias.
Logo a seguir rumámos mais para sul para Melrose Abbey a 50 km dalí, a 1 hora de caminho. Sim, este dia seria dedicado à peregrinação às capelas, abadias e catedrais - infelizmente ficará para outra altura a visita a Jedburgh Abbey que ficava a 20km de distância de Melrose. Infelizmente, como ainda íamos visitar Glasgow eliminámos esta abadia na fase do planeamento. Mas valerá a pena a visita.
Melrose Abbey está situada numa pacata vila/aldeia e depois de almoçarmos algo rápido entre os turistas e locais que faziam a sua caminhada matinal antes do almoço, comprámos o bilhete na pequena e vazia bilheteira e entrámos para termos praticamente para nós todo o complexo. Se quiser poderá trazer consigo um pequeno lanche e almoçar nas imediações - que bela vista terá! Estavam talvez 8 pessoas para além de nós e, como já nos tínhamos apercebido na bilheteira, devido a problemas estruturais, não seria possível caminhar por debaixo dos históricos arcos e entrar na nave. Mas vale e pena deambular pelos campos verdejantes, entre sepulturas e cruzes célticas com um pano de fundo tão espiritual.
Aqui foi sepultado o coração Robert The Bruce.
Terminada a visita à abadia, ainda demos um passeio pela vila, espreitando lojas de artesanato e de gelados. Éramos praticamente o único grupo a deambular pelas ruas - tudo estava tão sossegado.
Informação prática: encontrará um pequeno parque de estacionamento mesmo em frente à abadia mas se não tiver aí lugar é só circular mais um pouco até encontrar um. As ruelas que circundam a abadia são bonitas e não ficará zangado se tiver que estacionar um pouco mais longe.
Partimos em direção a Glasgow - mais ou menos 1h40 de viagem.
A primeira coisa que vimos é a imponente universidade e perto dela, numa zona residencial, encontramos estacionamento - talvez tenhamos tido sorte por ser fim de semana. Depois de uma caminhada de 10 minutos entramos pelos portões da universidade. Mas não se deixe enganar pela fachada exterior. A fachada virada para o pátio/jardim interior é muito mais bonita.
Primeiro terá que aventurar-se neste hall abobadado que terá certamente inspirado a escritora de Harry Potter.
Não estavam muitos visitantes mas foi difícil tirar uma foto sem vivalma aqui - teve que ser mesmo na vertical!
Também está com a sensação de que a qualquer momento Ron, Hermione e Harry vão correr pela relva amaldiçoando a última aula de Poções? Não?
E agora? Jura que viu Draco Malfoy espreitar lá do cimo da torre?
Lá vão eles, a correr pelos corredores, tentando não esbarrar nos outros alunos das outras casas, temendo chegar atrasados para mais uma aula - desta vez Adivinhação.Oh não!
Para visitar a universidade de Glasgow não necessita de pagar bilhete. Verá o suficiente da mesma e terá ainda acesso ao Hunterian Museum, com uma variedade de temas desde o império romano até às ciências naturais.
Aquela parte de Glasgow estava bem calma a meio da tarde e assim encontrámos a parte que alberga a catedral e a necrópole. Já passava das 5 da tarde quando chegamos à catedral, a 5 km do último destino, e por isso não a pudemos visitar e vivenciar todo o seu esplendor. É deveras bonita, pelo menos assim mostram as imagens encontradas durante a pesquisa.
Por fora é imponente. Grandiosa em tamanho. E, surpreendentemente, grátis.
A uns 50 metros, do outro lado da rua, encontrará facilmente parque de estacionamento - a pagar, como a maior parte dos estacionamentos por toda a Escócia, incluindo os que ficam nos sopés das montanhas. Reserve 3 horas se pretende visitar a Catedral e vaguear pela necrópole, mas se só quiser visitar a catedral então dedique apenas 2 horas, mas não se esqueça de atravessar a ponte que o leva à entrada da necrópole. Não só obterá fotos da necrópole bem como fotos fantásticas do exterior da catedral, no seu comprimento.
Ao vaguear pela necrópole, sinta o peso das lágrimas derramadas ao longo de dois séculos, deixe que uma leve tristeza o invada à medida que se deixa levar por este mórbido encanto victoriano.
Glasgow é a maior cidade da Escócia e apesar de ser basicamente um grande centro urbano deve visitá-la nem que seja apenas para ver o que enumerei aqui. A parte histórica vale a pena. Dispense por isso um dia apenas para esta cidade e aproveite tudo o que pode fazer sem pagar.