Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letters and words

Letters and words

Adam, Eve and Lili

Caro Leitor,

o filme mais recente que vi numa tela de cinema foi THE DANISH GIRL, baseado no best seller homónimo de David Ebershoff. A temática da transexualidade - ou até mesmo a temática da diferença- está na berra - e ainda bem que assim é. E ainda bem que há testemunhos de outras épocas, provando que não é algo recente. 

O filme é bonito. Bonito visualmente, pelas cores que o adornam. Bonito pela história de amor/amizade entre Greta e Lili. Bonito pela leveza com que aborda a temática. Bonito pela história trágica que narra ainda que muito pouco baseada na verdadeira e horrível história de Einar Wegener, Lili Elbe e a mulher que os apoiou, Gerda Wegener, como mais tarde vim a saber. Bonito, quanto mais que não seja porque impulsiona a curiosidade e a pesquisa pelas personalidades da época retratadas no filme e pelas obras que deixaram. Afinal, há que reconhecer a bravura de alguém se submete a uma cirurgia experimental para existir verdadeiramente.

Não conhecendo detalhadamente a história real, posso apenas dizer que a visão romantizada do escritor e do realizador seduzem, um pouco como a transformação de Eddie Redmayne seduz o espectador. Alicia Vikander está muito bem no papel de Greta, mas talvez não tanto no papel da verdadeira Gerda, a quem muitos atribuem uma homossexualidade clandestina. Gosto do modo como o filme se inicia e acaba, em género de "full circle". Gosto da passagem de Einar a Lili que prima pela simplicidade e onde a primeira personagem não se abandona totalmente para encarnar a segunda. Gosto das pinturas que espreitam ao longo do filme. Gosto da atuação dos atores, destacando-se facilmente a atuação de Redmayne pela relevância do seu papel no filme.

transferir.jpeg

 

A nomeação para o óscar de melhor ator está garantida, falta saber se o ganha ou não. Good luck, Eddie.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.