Croácia - Trakoscán e (quase) Kumrovec (4º dia)
Caro Leitor,
A 40 km de Varazin fica Trakóscan, um pequeno paraíso para quem gosta de lagos, viagens de barco, floresta, castelos e paz.
Aqui, encontrará tudo isto. Eu não tive oportunidade de deslizar de barco pelo lago, nem de ver de perto o castelo. Preferi percorrer a floresta e o trilho ao longo do lago. Cada vez me mais reconheço que entre mim e a natureza existe uma ligação, secreta mas muito forte.
Para entrar no recinto pagará cerca de 1 euro que lhe dará acesso ao parque florestal. A zona tem um parque de estacionamento
e depois de entrar nos torniquetes encontrará algumas tendas de artesanato, uma loja de lembranças e um restaurante. Almoçamos por aí,
um hambúrguer gigante, e depois partimos à aventura.
Trakóscan é um sítio mágico (trakošćan - castelo e lago). Deixe-se conduzir pela serenidade que impera à volta do lago, aproveite para fazer um passeio de barco ou simplesmente percorrer o percurso circular com o lago como ator principal. No dia em que fomos não encontramos muita gente. É por isso um sítio onde ainda pode desfrutar de uma paisagem pura sem grandes algazarras. Deixe-se guiar pelo estreito caminho que circunda o lago. Deixe-se levar pela brisa suave que acaricia as folhas das árvores. Experiencie o lago com todos os sentidos e registe a experiência de todas as maneira possíveis.
A volta ao lago deverá demorar uns 90 minutos para que possa aproveitar a natureza e tirar fotos.
De volta ao parque de estacionamento, o plano era seguir para Kumrovec e visitar aldeia velha (Staro selo). Kumrovec fica a pouco mais de 40 km de Trakóscan, mas nós chegamos a 10 minutos do encerramento.
Fui a Kumrovec e tudo o que tenho para mostrar são estas fotos do exterior (demasiado grande para colocar uma T-shirt).
Aqui encontrará o lugar de nascimento de Josip Broz Tito, presidente da Jugoslávia, mesmo antes de chegar ao museu Staro Selo, que contém casas do final do século 19 e início do século 20 e onde podemos observar como viviam as gentes desta região naquela altura.
Foi neste dia também - acho que a caminho de Kumrovec - que para chegar à Croácia, onde já estávamos, tivemos que ir para a Eslovénia. Confuso? Segundo o sistema de navegação que usamos o caminho mais rápido para o destino passava por entrarmos na Eslovénia para depois sairmos passados poucos minutos. Era uma zona de fronteira pequenina e valeu a pena a experiência.
Pouco mais de 60 km separam Kumrovec de Samobor. Separam ou devem separar pois não consegui chegar a Samobor. A fila na auto-estrada era imensa já perto das portagens.Ficamos mais de 1 hora parados em plena auto-estrada. Os populares saíram dos carros e caminhavam até às portagens. Parece que toda a gente tinha escolhido aquele sábado para dar um passeio com a família. Quem sabe se não tinham ido também até Samonor.
Samobor, da pouca informação que recolhi no próprio dia, parece-me ser uma cidade pitoresca, ao estilo de Varazdin.
Se estiver a pensar fazer o percurso deste 4º dia, fique a saber que é possível visitar sem pressas 3 destes sítios (200 km mais ou menos se partir e regressar de Zagrebe), ou 2 se quiser uma experiência mais imersiva. Recomendo Varazdin e Trakoscán. São lugares que nunca esquecerei!