Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letters and words

Letters and words

From Croatia (and Slovenia) with Love

Caro Leitor,

IMAG4314.jpg

 

 

As férias de verão foram intensas - com muitas viagens (regressos e experiências novas). Há alguma coisa melhor do que poder recarregar baterias partindo à (re)descoberta de um país, de uma cidade, ou de uma região? E que tal dois países e várias cidades?

Aproveitando o rescaldo do jogo de ontem com a Croácia, escrevo a primeira das cartas referentes à minha viagem de descoberta pela Croácia. Foram 8 dias de aventura que não só me levaram a conhecer uma parte deste magnífico país, mas também me permitiram uma breve incursão pela Eslovénia que ficou a saber a pouco. No entanto, o coração vem repleto de aventuras. Nenhum dos dois países desapontou.

A Croácia é um país que ainda passa ao lado dos planos turísticos da maioria dos portugueses, mas que a nível das outras nacionalidades começa a ganhar terreno e facilmente se percebe a razão por detrás de tal decisão. Para além da sua fantástica localização - suficientemente perto para o turista europeu pouco aventureiro, e para nós, portugueses, basta pensar que fica ali ao lado da Itália, que é como quem diz, ao virar da esquina,  mas longe o suficiente para o turista mochileiro se aventurar -  a Croácia proporciona ao visitante que a pretende desvendar uma diversidade de experiências,  que agradarão a gregos e a troianos. Desde as praias cristalinas no Mar Adriático, a cidades com história a rebentar pelas costuras, como Split. Desde a beleza natural das suas mais de mil ilhas, até aos lagos, mais cristalinos como os Lagos Plitvice ou menos cristalinos como o que rodeia o castelo Trakošćan. Desde as suas fortalezas, como a de Klis,  e castelos imponentes que se escondem no meio da paisagem, até ao passo lento e despreocupado do seu povo acolhedor.

A Eslovénia pareceu-me mais do que merecedora de uma incursão inteiramente dedicada a este pais, mas desta vez foi mesmo só uma breve visita. Talvez para uma outra oportunidade.

Para aguçar a curiosidade pelas próximas cartas mas também por estes países, desejando que um dia os visite ou revisite, aqui ficam alguns fatos merecedores de interesse.

  • Croácia em croata é Hrvatska.
  • Na Croácia podemos encontrar trufas gigantes, pelo menos o recorde é desta zona.
  • Há vinho, de boa qualidade, na Croácia graças à influência grega.  
  • Zagreb, anteriormente conhecida por Agram,é a capital atual, mas a Croácia já teve outras capitais como a encantadora cidade onde os anjos dormem: Varaždin.
  • A Catedral de Zagreb é o edifício mais alto na Croácia, com uns meros 108 metro.
  • Dubrovnik deve o seu nome de pérola do Adriático ao poeta Lord Byron, Esta cidade, bem como outros locais da Croácia serviram de cenário às filmagens para a Guerra dos Tronos.
  • Nikola Tesla era Croata.
  • A lapiseira é uma invenção croata de  Slavoljub Penkala.
  • O primeiro pais a reconhecer a Croácia como país foi a  Eslovénia e a Croácia  também foi o primeiro pais a reconhecer a Eslovénia como país.
  • A Eslovénia é o país dos dragões e na capital podemos ver alguns.
  • A ilha no Lago Bled, na Eslovénia, é a única ilha natural no país.
  • Os eslovenos são altos - (parece que) é um dos 10 países com população mais alta - simpáticos e bonitos (comprovado).

IMAG3149.jpg

 

 

2 comentários

Comentar carta