Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letters and words

Letters and words

Old School - 5

250px-Fieldposter.jpg

 

Caro Leitor,

O outono está aí e, ao contrário do ano passado que ainda tinha o sabor do verão, este chega de rompante. A mantas aparecem sorrateiramente no sofá... (Vivo no norte, carago). Assim, parece-me perfeito para este tempo descabido o filme que desta vez apresento.
Confesso que me tornei de de Sean Bean a partir deste filme e quem sabe se não foi este o filme que me aproximou da Irlanda - apesar das paisagens desoladas.


The Field é um drama de 1990 e entenda-se por drama um verdadeiro drama. Filme que abraça temas como as dificuldades do povo irlandês ao longo dos tempos, o progresso. o velho e o novo continente, os estados psicológicos em que nos emergimos perante os dramas da vida, recebeu por parte dos críticos criticas positivas e negativas e foi um falhanço de bilheteiras.  Valeu, no entanto, ao ator principal, Richard Harris, uma nomeação para os Óscares e para os Golden Globes - nomeação merecidíssima.

 

O que tem este filme de bom?


1. o sotaque irlandês, aye;
2. as paisagens;
3. o desempenho de Richard Harris, aka Bull;
4. o desempenho do ator que faz de Bird (John Hurt);

5. a inexperiência evidente de Sean Bean;
6. música e dança irlandesa;
7. chuva - ou não fosse este um filme irlandês;
8. o discurso do padre durante a homilia;
9. a conversa sobre os sonhos de um pai versus os sonhos de um filho;
10. o conflito entre o povo e as outras classes (igreja e senhores de posses);
11. a fome, a loucura, as maldições, a culpa, o trabalho de sol a sol;

12. a ideia do campo não só como o sustento de uma família e como parte da rotina diária, mas também como uma extensão do eu;

13. as reflexões que o filme pode suscitar no espetador.

 

P.S. Numa época onde os crimes por causa de terrenos, quer por causa das passagens por terrenos, quer por causa dos próprios terrenos, são uma banalidade, parece-me este um filme à propos.