Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letters and words

Letters and words

Old School - 7

Caro Leitor,

tumblr_mybdi2uhT31sifz2ko1_500.jpg

 

Em contagem decrescente para o Natal - não, não tenho um daqueles calendários de advento com chocolates, nem um daqueles super giros, vide calendário 2016 (tchannnnnnn), -  não podia deixar de trazer um filme que, para além de aquecer os corações, mostra, como qualquer filme natalício, o espírito que esta época inspira e que facilmente descuramos. Não, não é o Sozinho em Casa (Home Alone). Nesta altura natalícia e com a publicidade do Ronaldo, seria muito óbvio incluir este filme nesta rúbrica, se bem que é aquele filme que me cheira a Natal - talvez por tê-lo visto para aí umas 20 vezes.

Não, o filme que abordo, ou melhor a série de filmes que enuncio aqui, lembra-me as férias em família. Trata-se da série de filmes  Que Paródia de Férias! (National Lampoon's, no original). O meu preferido desta série é sem dúvida o primeiro: National Lampoon's Vacation. Narra a saga da família Griswold na viagem interminável pelos Estados Unidos até ao Wally World (uma espécie de Bracalândia, quem se lembra?). E depois de toda a aventura, chegam ao parque de diversões para descobri-lo fechado para manutenção. Mas isso não irá impedir um pai de família...

Podia referir várias cenas memoráveis mas, como a variedade é tanta, escolho a música Holiday Road, que me traz boas recordações e que me põe logo a dançar - I like corny stuff.

1c853b2b18e88a68be3a536e54abdd43.jpgvacation.jpg

Os posters dos filmes, ainda que corny, espelham muito bem o ambiente do filme. No entanto, não resisti a incluir também uma outra foto, também ela bastante elucidativa.

 

O segundo filme National Lampoon's European Vacation é também muito divertido: lida com as ideias preconcebidas que os americanos têm dos europeus e cimentam as ideias que tínhamos dos americanos. É um daqueles filmes que gozando com as outras culturas acaba por gozar com a própria. Lembro-me perfeitamente da cena da rotunda - There's Big Ben, kids! e até à data ainda me fazem confusões as rotundas no Reino Unido.

NationalLampoonsEuropeanVacation_onesheet_USA-1-50

 

O terceiro filme, o mais apropriado à época que se avizinha, National Lampoon's Christmas Vacation, tem como todos os filmes natalícios que se centram na família uma série de peripécias que surgem de situações estapafúrdias e que resultam também em peripécias do mais estapafúrdio que pode haver, mas que facilmente nos tiram uma gargalhada. Lembro-me da cena do peru e da exagerada dificuldade sentida no seio da família americana em produzir uma ceia tipicamente americana (até eu acho que sou capaz de fazer um cozido à portuguesa), da épica busca da Árvore de Natal, e da fantástica escolha de plano que a introduz, completamente desnecessária em contexto norte-americano, uma vez que o que há mais por lá são sítios especializados na venda de árvores de Natal naturais de todos os tamanhos e feitios. No entanto, a cena mais emocionante para mim, que me lembra o Natal que nunca tive nessa parte do continente americano, é a cena das luzes.

national-lampoons-christmas-vacation-52b7196f0cc1b

P.S. A propósito do primeiro filme da série, há uma sequela de 2015 onde uma nova geração da família Griswold tenta imitar as aventuras vividas na infância. Este filme, Vacation, conta com a participação do patriarca Clark Griswold e da mulher Ellen, interpretados pelos originais, Chevy Chase e Beverly D'Angelo, uns aninhos mais velhos.