Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letters and words

Letters and words

Old school - 8

001-Gone-with-the-Wind-1939-Scarlett-and-Gerald-at

 

Caro leitor,

vai dizer que este filme não é assim tão desconhecido como os anteriores e que, por isso mesmo, constar desta série de cartas dedicada a filmes menos conhecidos não faz sentido. Vai dizer. Vai dizer que é, na verdade, um dos mais famosos filmes da história do cinema e indagar-se sobre a razão que me levou a inseri-lo. Vai. Mas, "frankly, my dear, I don't give a damn".

Aproveitando que está hoje em exibição da RTP Memória e tendo em conta que há ainda muita gente que não o terá visto e nem se lembraria de o ver, insiro-o aqui, sem receios do que possam dizer (muito ao estilo de Rhett Butler).

O filme " E Tudo o Vento Levou" ("Gone with the wind") é de 1939 e lembro-me de ficar acordada até tarde quando o vi pela primeira vez, não fosse o mesmo ter quase 4 horas (ufa!). Lembro-me de grande parte do filme - afinal já o vi várias vezes, mas há cenas que permanecem mais vivas na memória, como a cena do cortinado que se torna vestido, as cenas da escadaria (o beijo forçado e o acidente), a fantástica fotografia aquando da cena da árvore e, é claro, a cena para a qual a citação acima remete. A música também é memorável. Ah, e não esqueçamos os figurinos!

Do filme, para não em alongar na história, ressalto, e aqui não sou original, a fantástica interpretação de Vivien Leigh no papel da petulante "southern belle" Scarlet O'Hara. Adoro o sotaque!

Veja se puder.

gone_with_the_wind_ver1.jpg