Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Letters and words

Letters and words

old school - 9

Caro Leitor,

a difícil escolha deste mês recai num filme velhinho, ainda a preto e branco. Trata-se de um filme de terror gótico, também apelidado de melodrama e comédia negra, com Bette Davis e Joan Crawford de 1962. Veja-o e escolha a melhor designação.

What ever happened to Baby Jane? foi um filme marcante para a carreira de ambas as atrizes reposicionando-as novamente como sucessos de bilheteira e Bette Devis foi, inclusive, nomeada para um óscar pelo seu trabalho. Não ganhou a estatueta  e a campanha contra ela levada a cabo por Joan terá  decerto ajudado. 

O filme possui uma história interessante com temas incrivelmente contemporâneos como a fama enquanto criança e os abusos que os jovens  entertainers sofrem ou que fazem outros sofrer (muito ao género de Toddlers & Tiaras do TLC),  a difícil transição para o mercado de trabalho adulto e a possibilidade do fim da fama,  e ainda as rivalidades do showbiz. Isto são apenas alguns dos temas mais óbvios abordados nesta película. E  se isso não bastasse para aguçar a sua curiosidade, então, Caro Leitor, fique sabendo que as duas atrizes que partilham a tela praticamente sozinhas neste filme eram na vida real atrizes rivais e inimigas. Tendo este conhecimento em mão, será interessante (re)visitar o filme e ver até que ponto as belíssimas atrizes nada deixam transparecer dessa animosidade, só mesmo o essencial para o papel.

Vi o filme há muito, muito tempo, e na verdade estava esquecido. Lembrei-me dele no ano passado aquando da noticia trágica e estúpida da morte do promissor ator Anton Yelchin. Veja os primeiros minutos do filme e perceberá a alusão. Lembro-me que quando o vi, já nos meus 20 anos, gostei imenso da trama, das interpretações e, é claro, do twist!

Eu vou rever o filme. E você?

 

what2.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.