Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letters and words

Letters and words

Praha (2.1)

Caro Leitor,

Domingo

Rise and shine. Já Benjamin Franklin dizia “The early morning has gold in its mouth.” 

 

Decidimos acordar bem cedo e sair sem tomar pequeno-almoço. Missão (quase) Impossível : encontrar a Ponte Carlos deserta para poder aproveitá-la, quer o passeio, quer as fotos, quer para perceber o significado das estátuas e, quem sabe, encontrar Tom Cruise. Por volta das 6.30 já estávamos à entrada na ponte (saída estação Staromeska). A ponte estava de facto praticamente deserta (no secret agents in sight). Uma dúzia de pessoas passeava calmamente pela ponte tirando fotos e aproveitando a vista. A luz é interessante (verdadeiramente dourada) e uma boa máquina conseguirá maravilhas. Um bom modelo também - darn it, it ain't easy finding a good model at 6.30.

 

IMAG7524.jpg

IMAG7531.jpg

 

IMAG7534.jpg

IMAG7537.jpg

 

Quando penso em Praga, a ponte Carlos é sem dúvida o segundo local que me vem à mente - I blame it on Ethan Hunt.

Depois de um passeio calmo pela ponte - com a falsa ideia de que bastantes fotos já tinham sido tiradas à/na ponte -, regressamos ao hotel para recarregar energias - e telemóvel - para o dia espetacular que se antecipava. As energias recarregadas com o pequeno-almoço e com o breve descanso, partimos com destino à praça da cidade velha. Ainda não tínhamos entrado na praça e já a visão da Igreja Nossa Senhora antes de Tyn (Kostel Matky Boží před Týnem), Igreja Tyn para os amigos, nos assombrava. Se a Ponte Carlos é o segundo local, esta igreja é sem dúvida o primeiro que vem à mente quando se fala nesta capital.

IMAG7677.jpg

 

É de facto muito bela a fachada voltada para a praça ainda que parte dela escondida por detrás de casas. O que mais impressiona - pelo menos a mim - são mesmo as suas torres com os pináculos negros. Também terá impressionado alguém no mundo Disney, pois julga-se que o castelo da Cinderela terá sido inspirado nesta igreja, entre outras construções reais.

Repare na assimetria das torres : uma é maior que a outra, representando assim as vertentes masculina e feminina do mundo.

Mas, como ditava a informação recolhida semanas antes, era necessário chegar cedo à praça e adquirir bilhete para a Torre da Old Town Hall, onde se encontra o relógio astronómico (Orloj). Não eram ainda 10 horas e já de bilhete na mão - não encontramos fila às 9.30 - , sem saber muito bem por onde entrar para subir a torre, passeamo-nos pela praça para tirar fotos aos monumentos que a circundavam e para verificar o horário da Igreja de São Nicolau que só abriria às 10h (Sim, já mencionei na carta anterior uma igreja com o mesmo nome, mas é de fato uma outra igreja: a da carta anterior situa-se em Malá Strana e a desta carta situa-se na praça da cidade velha - I blame it on the czechs). Encontramos a entrada para Old Town Hall Tower (mais uma vez a culpa é dos checos, praguenses, que decidem ter uma entrada à semana e outra aos fins de semana, e em particular do rapaz na bilheteira que, apesar de simpático e muito checo, manteve no balcão a foto da entrada da semana) e depois de uma subida de elevador moderno até ao elevador ultra-moderno da torre, às 10h já estamos na varanda da torre. As vistas da praça e da cidade que esta torre proporcionam são mesmo recomendáveis - não pode, caro leitor, visitar Praga sem subir a esta torre e deliciar-se com as vistas e com as inúmeras selfies, perdão, fotos que conseguirá tirar. Eu tirei mais de 60, fotos, não selfies. O problema é mesmo parar de as tirar. Pense em dispensar 1 hora para este monumento (bilheteira, subida e descida, fotos).

As vistas para a Igreja Tyn são fantásticas, bem como para a cidade de Praga, com os seus telhados vermelhos e as suas torres. Daqui conseguirá ver quase tudo o que a cidade tem para oferecer: o complexo do castelo, a Torre da Pólvora, muitas das suas belíssimas igrejas, a Torre de Tv de Praga, o Monte Petrin, Parque Letná, Rydolfinum, o Mosteiro Strahov e penso que Vysehrad, bem lá no fundo.

 

IMAG7604.jpg

IMAG7572.jpg

IMAG7577_1.jpg

IMAG7576_1.jpg

 

IMAG7610.jpg

 

 

IMAG7571.jpg

 

Concluída a visita à torre, descemos e após uma paragem na casa de banho - já mencionei que se paga em todas as casas de banho? - seguimos novamente para a praça. Fomos ver a Igreja Tyn, cuja entrada "secreta" poderá passar despercebida ao turista embasbacado com a beleza da praça - I blame it on the gobsmacked tourist, a.k.a. me - é mesmo por debaixo do edificio com arcos que tapa a fachada da igreja (há indicações, mas o turista menos atento...) A entrada a que me referido é pela Staroměstské náměstí 14, com uma passagem que parece que o leva a tudo menos a uma o igreja, mas há outra entrada pela Celetná 5,

A igreja é gratuita mas há uma linha/vedação que separa o turista da entrada gratuita. Pede-se uma oferta (voluntária) de 25 coroas (1 euro). Ora as únicas moedas que tínhamos eram para os bilhetes de metro e para as casas de banho e como se consegue ver grande parte da igreja da barreira e as fotos não são permitidas, guardamos os nossos trocos para alturas mais aflitas - pun intended.

Depois esperava-nos a Igreja de São Nicolau. Encontrá-mo-la praticamente vazia. Entramos por uma porta e depois saímos por outra, muito bonita por sinal - mas é a opinião de alguém que gosta de portas.

IMAG7668.jpg

Seguiu-se um almoço rápido e ligeiro para não pesar. Ainda havia muito para descobrir!

(continua numa próxima carta)