Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letters and words

Letters and words

Relembrar para retomar...

Caro Leitor,

Uma das últimas cartas contava a aventura pela Bavaria. O plano era adoçar as leituras com uma carta que relatasse brevemente a experiência e depois uma mais detalhada, com dicas e fotos a testemunhar a aventura. O problema é que o tempo escapava-me pelos dedos da mão e a inspiração/vontade à semelhança do bom tempo não espreitava.

Assim sendo, agora em reta final das férias e depois de outras duas aventuras que terei que relatar posteriormente, chegou a hora das dicas.

  • A Bavária ou Baviera recomenda-se. Principalmente a cidade de Fussen e Nuremberga.
  • É perfeitamente possível ficar alojado em Munique - cidade que a chuva nos impediu de conhecer melhor - e visitar Fussen. Não tem que se levantar tão cedo como eu mesmo que vá de comboio. Mas lembre-se que será sempre uma viagem de 3 horas no mínimo. A viagem é tranquila e o cenário pitoresco. No inverno, verá neve a cobrir a planície verdejante bem como a cobrir os Alpes que lhe farão companhia na reta final da viagem. 

IMAG1082.jpg

 

  • Da estação de comboios em Fussen é só atravessar a rua para apanhar um autocarro que leva o turista até aos castelos. Verifique se o seu bilhete de comboio lhe permite viajar gratuitamente no autocarro.
  • Visite os dois castelos: Neuschwanstein e Hohenschwangau. Ambos merecem visita e não se deixe desmotivar pelo exterior austero do segundo ou pelo facto de nºao serem permitidas fotos no interior dos mesmos. Não visitará todos os pisos ou câmaras dos palácios mas as que visitará permanecerão consigo por muito tempo. Delicie-se com a pronúncia do nome dos castelos pelas guias que acompanham a visita.

IMAG1141.jpg

DSC_0145.JPG

 

  • Da estação de comboios até Neuschwanstein serão 25 minutos a pé (sempre a subir) e o percurso entre os dois castelos rondará os 20 minutos (com tempo para fotos).
  • Se tiver oportunidade, visite esta região no inverno e no verão. Apesar da beleza da neve, devido a estas condições atmosféricas não era permitido visitar a famosa ponte Marienbrücke, que permite vislumbrar o castelo em toda a sua glória - e tirar fotos dignas do Instagram.

DSC_0118.JPG

612664395a40232133447d33247d3839333836313338.jpg

 

  • As filas no inverno não são muito longas, mas imagino que nos meses mais quentes seja diferente. No entanto, conte esperar pela abertura da bilheteira - se chegar cedo - pela fila para a carruagem de cavalos, se optar por subir até ao castelo de Neuschwanstein sem ajuda. Uma vez dentro da fortificação de ambos os castelos terá que esperar pela sua visita - as visitas têm horários marcados.
  • Não deixe de tirar fotos ao lago - de inverno coberto com neve e gelo, de verão coberto com cisnes.
  • Não tente o vinho quente.
  • Em Munique, há muito para ver - praças, câmara, catedral - mas se quiser experimentar comida típica não vá a Hofbrauhaus. Sim, é a cervejaria mais famosa de Munique, tem um teto muito bonito e andará por lá a habitual rapariga com o traje tradicional a vender pretzels  - os mais duros e mais salgados que comi na Alemanha - e a abarcar nos seus robustos braços umas dez canecas de cerveja. O facto é que está sempre a abarrotar e é difícil encontrar lugar. Na noite que lá fomos, o barulho era ensurdecedor e eu pessoalmente não gostei da comida. 

IMAG1301.jpg

 

  • Se estiver hospedado em Munique, não deixe de visitar o Campo de Concentração em Dachau - principalmente se ainda não teve oportunidade de visitar o mais famoso em Auschwitz. Este campo é extenso por isso dedique-lhe 3 horas. Eu encontrei-o praticamente vazio e a experiência foi surreal.

IMAG1330.jpg

 

  • Fique hospedado em Nuremberga - tem muito para ver, e muitas ruas por onde se perder. Visite o castelo - na altura em que estive lá estava fechado - mas se não puder suba até lá em cima e aprecie a vista.IMAG1415.jpg
  •  Visite monumentos mais emblemáticos da cidade muralhada e não deixe de percorrer a muralha, por dentro e por fora, já agora, que circunda toda a cidade.

IMAG1452.jpg

IMAG1501.jpg

IMAG1481.jpg

IMAG1549.jpg

 

 

  • Não deixe passar despercebido o mapa de Nuremberga que se encontra na estação.

 

IMAG1554.jpg

 

 

  • P.S. Não vá à procura de uma experiência culinária. Na minha modesta opinião, não a encontrará.

    IMAG1469_BURST001.jpg